Programa agiliza informação sobre imóveis
A partir de hoje, Juiz de Fora tem um sistema de consulta online para avaliação do potencial de construção de suas áreas. A Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) lançou ontem o programa Informação Básica (IB), que oferece através do site da pasta (www.sau.pjf.mg.gov.br) dados técnicos sobre a capacidade de terrenos e imóveis para a realização de novas edificações e reformas de ampliação. A expectativa é de que a ferramenta contribua para agilizar o processo de compra e venda do setor imobiliário.
Para a consulta, o interessado deverá digitar o número de inscrição que consta no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Feito isso, ele terá acesso imediato às informações que, antes, demoravam até 60 dias para serem liberadas. De acordo com o secretário de Atividades Urbanas, Basileu Tavares, caso o contribuinte não possua o número de inscrição, ele poderá ir à sede do JF Informação, onde receberá orientações para fazer a consulta online. Nesta fase de implantação, o programa contará com 95 mil áreas cadastradas. "É um projeto que veio atender uma reivindicação de mais de 20 anos do setor de construção civil", destacou o secretário.
O chefe do departamento de execução instrumental da SAU, Cláudio Vargas, explica que as informações disponibilizadas no site darão uma ideia inicial de que tipo de projeto poderá ser executado na área analisada. "Será possível prever se o terreno comporta uma determinada edificação ou se o imóvel ali instalado permite a criação de um novo pavimento, por exemplo. São dados técnicos básicos que permitirão saber se o local está apto para o projeto que o contribuinte imagina." Ele destaca que o ideal é que as informações sejam analisadas por um especialista da área de engenharia ou arquitetura.
Na avaliação do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon-JF), Leomar Delgado, a iniciativa irá melhorar o relacionamento com os clientes. "O comprador demora muito a receber informações sobre a área que tem interesse. A ferramenta é importante porque vai acelerar este processo e, também, será o primeiro experimento de informatização no nosso setor. Acredito que outros avanços virão." O presidente da Associação Juiz-forana das Administradoras de Imóveis (Ajadi), Antônio Dias, concorda. "Hoje a burocratização atrapalha muito a realização de negócios. Todo projeto de melhoria neste sentido é muito bem vindo."
Fonte Tribuna de Minas - 29/05/2013