CT&G Projetos e Construções

Notícias

Imprensa destaca crescimento da construção civil e geração de empregos

O PIB da construção civil cresceu mais do que a média da economia nacional e gerou quase 200 mil empregos no ano passado, informou reportagem do Jornal da Band da última sexta-feira (10). A reportagem acentuou que o setor foi o segundo que mais empregou no país, atrás apenas de serviços, com um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

A reportagem afirma que a expectativa para 2023 é positiva. “Isso é fruto de nossos lançamentos imobiliários que aconteceram em 2020 e 2021. A venda de ontem, a gente está realizando as obras agora. O que gera novos empregos”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Alexandre Landim, ouvido pela reportagem.

Também em entrevista ao Jornal da Band, a economista Ieda Vasconcelos, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), afirmou: “Vamos continuar crescendo, mas não significa que não temos desafios. E o maior deles nesse momento é o patamar da taxa de juros muito elevado”.

Em suas edições no final de semana, jornais da Bahia deram ênfase aos números da construção no estado, após apresentação da economista da CBIC, em Salvador, durante a Sexta da Construção, programação do Sinduscon. Eles destacaram a geração de cerca de 20 mil empregos na construção civil no estado e o crescimento da atividade em 3,92% em relação ao período pré-pandemia (2019).

O jornal Tribuna da Bahia ressaltou na reportagem que o estado ocupou o terceiro lugar no ranking de geração de novas vagas no setor, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, e seguido por Minas Gerais. O jornal A Tarde destacou na reportagem o crescimento do PIB da construção na Bahia, 4% maior, comparado ao período pré-Covid.. O portal de notícias Muita Informação publicou citação da economista sobre o desempenho da construção civil, que cresceu 6,9% no ano passado, ficando dentro da expectativa da CBIC, que projetou alta de 7% para o setor.

“Assim como a construção civil brasileira, o setor na Bahia registrou o segundo ano consecutivo de crescimento em 2022. Isso significa que em 2021-2022 o incremento das atividades foi de 6,40%.  Maior crescimento do que esse foi registrado em 2011”, afirmou Vasconcelos, segundo publicou o jornal on-line. 

Landim também é citado na reportagem destacando o crescimento da construção no estado. “Estamos na frente no Norte-Nordeste e, nacionalmente, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. A construção civil aqui na Bahia encerrou 2022 com o nível de atividades 3,92% superior ao período pré-pandemia (2019)”, disse, de acordo com o jornal Muita Informação.

O portal e a Tribuna da Bahia destacaram que do total de 19.567 novos postos de trabalho criados na construção civil na Bahia no ano passado, 62,94% foram no segmento construção de edifícios e 28,82% nos serviços especializados na construção. No acumulado são 146 mil empregos registrados nas empresas. Segundo informou o presidente do Sinduscon-BA, houve crescimento no volume de obras públicas, principalmente no interior, com a construção de escolas e hospitais.

Quanto às expectativas para 2023, o portal publicou análise de Vasconcelos. “A taxa de juros elevada pode prejudicar o setor da construção, pois ele direciona recursos do segmento produtivo para o sistema financeiro e isso deprime as atividades econômicas, se tem menos geração de renda e geração de emprego na economia como um todo”.

 

Fonte: CBIC Hoje Edição nº 975

Últimos Projetos

Somos dedicados ao ramo de Construção Civil, desde o estudo de viabilidade econômica, elaboração de projetos, gerenciamento de custos e serviços, até a sua completa execução, inclusive com testes e colocação em funcionamento das instalações e equipamentos.