Foco na excelência e na qualidade
O tema "gestão da excelência e da qualidade" que, nos dias atuais, vem sendo insistentemente discutido pelos profissionais e pesquisadores, leva em conta alguns requisitos importantes que toda organização deve ter, tais como: identificação e gerenciamento das necessidades e das expectativas dos clientes; verificação se os produtos e os serviços atendem aos requisitos iniciais preestabelecidos, por meio de avaliações fundamentadas em análise crítica e com ações a serem implementadas; medição da satisfação dos clientes com relação aos produtos e aos serviços; identificação se seus processos inter-relacionados e interativos; e entendimento de maneira sistêmica.
Nesse universo, entende-se o controle da qualidade como sendo as ações que dizem respeito às técnicas operacionais e às atividades empregadas para fazer o acompanhamento da qualidade e a comprovação de que ela foi efetivamente alcançada. A sua garantia abrange um conjunto de ações sistemáticas e planejadas de antemão, cuja execução permite confiar que os produtos, processos e serviços atenderão aos requisitos previamente estabelecidos.
Fonte: ENGENHARIA COMPARTILHADA - Edição nº 59